Introdução
Nesta nota de reflexão o autor pretende apresentar alguns elementos desta visão estratégica de fazer com a província de Tete, que pela abundância de recursos naturais e posição estratégica, seja à médio prazo a capital industrial do país e da região, através da implementação de um plano de desenvolvimento económico, social e cultural integrado impulsionado pelos recursos minerais.
Nos pontos seguintes, o outor apresenta os prossupostos que suportam esta visão e faz um breve descrição das fases de sua concepção e da preparação para sua construção, assim como alista os resultados esperados.
Pressupostos
ESTA VISÃO ASSENTA NOS SEGUINTES PRESSUPOSTOS:
▪ A existência de uma vasta gama de recursos minerais não-explorados, que podem constituir a principal força-motriz do desenvolvimento industrial, económico, social e cultural da região;
▪ A existência de uma vasta gama de outros recursos naturais com grande potencial de interligação (“linkage”) e desenvolvimento integrado da economia;
▪ A existência actual de uma enorme demanda de recursos minerais e uma conjuntura favorável ao sector mineiro;
▪ A existência de profissionais Moçambicanos com conhecimentos e muita experiência prática nas diferentes áreas e dispostos a colaborar;
▪A existência de grupos empresariais e instituicões financeiras interessadas no desenvolvimento dos diferentes projectos na região;
▪ A existência de infraestruturas básicas de logística para escoamento de produtos minerais e excedentes de produção;
▪ A existência de um crescente mercado de local e regional para os diferentes produtos;
▪A aprovação pelo Conselho de Ministros de um zona económica especial na região.
Concepção
A CONSTRUÇÃO DESTA VISÃO INICIARIA POR UMA FASE DE CONCEPÇÃO, QUE ENGLOBARIA ESSENCIALMENTE OS SEGUINTES ASPECTOS:
▪ Uma definição e detalhamento da visão, com objectivos tangíveis, de acordo com o conceito
SMART (e
Specíficos,
Mensuráveis,
Alcansáveis,
Realísticas e dentro do
Tempo definido),
▪ A elaboração da estratégia de desenvolvimento Industrial interligando os diversos sectores da economia ancorada no desenvolvimento dos recursos minerais;
▪ A elaboração de planos de implementação para as diversas áreas identificadas aproveitando as sinergias possíves;
▪ A concepção e estruturação dos diversos projectos específicos de desenvolvimento integrado nas diversas áreas identificadas;
▪ A divulgação e marketing dos projectos para o envolvimento de todos os stakeholders na sua implementação.
Preparação
A FASE SEGUINTE SERIA A DA PREPARAÇÃO PARA A SUA CONSTRUÇÃO, QUE ENGLOBARIA AS SEGUINTES ACÇÕES:
▪ A mobilização de uma equipa multi-disciplinar de profissionais Moçambicanos com conhecimentos e uma experiência prática comprovada nas diversas áreas, interessados em contribuir no desenvolvimento do projecto na modalidade de
project success fee ;
▪ O alinhamento e envolvimento total com as Instituições do Estado Moçambicano, maximizando a utilização dos meios disponíveis e aproveitamento de diversas sinergias;
▪ A definição e elaboração de planos de trabalhos e respectivos cronogramas;
▪ A criação de uma plataforma de gestão da implantação e assistência aos projectos;
▪ A assinatura de um contrato programa ou memorando de entendimento com o Governo Provincial e/ou Nacional, assegurando um compromisso com os objectivos da visão e suporte na operacionalização dos planos de implementação.
Resultados Esperados
ABAIXO ALISTAM-SE ALGUNS DOS RESULTADOS ESPERADOS DA CONSTRUÇÃO DESTA VISÃO E SUA IMPLEMENTAÇÃO:
▪ A utilização racional e sustentável de recursos minerais, naturais, humanos e materiais existentes para liderar o desenvolvimento industrial da Província e do País, através de parcerias inteligentes, mudando paradigmas no desevolvimento do sector;
▪ O aproveitamento da actual janela de conjuntura favorável do sector mineiro para criação de riqueza nacional, impulsionar a industrialização e o investimento sócial, económico e cultural do País;
▪ O estímulo do efeito multiplicador do sector mineiro, no desenvolvimento dos vários sectores, tais como agrícola, agro-processamento, logístico, infra-estruturas, educação, saúde, etc.;
▪ O estímulo ao desenvolvimento integrado da economia e ao desenvolvimento das comunidades locais;
▪ A criação de empregos, treinamentos e especializações da mão-de-obra nacional, na plenitude do seu potencial;
▪ A existência de um instrumento orientador, aglutinador e de referência do sector, envolvendo todos os intervenientes da sociedade, que poderá contribuir para o enriquecimento do plano director de desenvolvimento da província;
▪ O aumento da probabilidade e previsibilidade de satisfação das comunidades com a governação.